Não, não estou falando do atendimento médico – paciente. Mas o elo entre eles: a RECEPÇÃO!
➡A recepcionista, por muitas vezes é a porta de entrada, a cara da clínica. Portanto, ela precisa ser ativa. Precisa demonstrar interesse pelo paciente, fazendo com que ele se sinta importante.
➡Então já salva esse post e não esquece de passar essas informações para sua equipe de recepção!
?Recebeu uma ligação de paciente/cliente?
➡Trate como um amigo, mantenha a cordialidade e sorria (mesmo por telefone e com máscara, isso faz bastante diferença!) pergunte o nome, como está…
➡“Oi, Elaine! Tudo bem? Como eu posso te ajudar hoje?”.
?Mostre o quanto se preocupa em dar uma solução para o problema daquela pessoa.
➡Ela não pode ir em nenhum dos horários disponíveis?
?Pergunte quando ela pode, tente fazer um encaixe no caso de algum paciente desmarcar ou encontrar outra solução.
➡Se for preciso, anote o número e retorne a ligação com a resposta.
?Durante esse momento, é possível manter uma conversa amigável com as pessoas.
➡Perguntando, por exemplo, como conheceu o doutor. Se já conhece o perfil das redes sociais entre outros assuntos positivos para sua marca.
?Use o WhatsApp para confirmar ou lembrar o paciente da consulta. Depois, use a mesma ferramenta para saber como foi e pedir uma avaliação.
➡Outra função do WhatsApp é enviar mensagem lembrando que está na hora de marcar um retorno.
?Se você utiliza um sistema de gestão, fica mais fácil ainda de saber quando está na hora de entrar em contato com seus pacientes.
➡Divulgue o número de WhatsApp. Muitas clínicas divulgam apenas o telefone fixo e bastante gente gosta de contato via mensagens. Então tenha e divulgue os dois!
?Sabe quando você entra em um ambiente e parece que você está atrapalhando e incomodando? Esse sentimento não pode existir dentro da clínica.
➡A experiência de cada ser humano dentro de uma clínica deve fazer com que ela se sinta acolhida.